Há cerca de um mês o Clipper saindo do rio Douro com os seu 3 tripulantes correu o sério risco de encalhar nas rochas da Praia dos Ingleses junto à Foz do Douro. Prolongando o bordo de terra em demasia o skipper não conseguiu virar de bordo, fustigado pelo vento e pelas ondas. Cada tentativa em virar de bordo o barco perdia velocidade quando aprova ao vento e era atirado novamente para barlavento pela acção do vento e das ondas. Após várias tentativas a solução foi optar por cambar. Entretanto, a embarcação tinha passado 10m para lá do rochedo e safou-se por milagre por entre as rochas!
O que deveria ter sido feito:
* Consultar a meteorologia, antes de ir para o mar.
* Fazer o bordos prolongados para o mar e evitar a proximidade da costa
* Optar mais cedo por cambar
O que poderia ter sido feito (II):
ResponderEliminarVerificar atempadamente qual a razão para o motor não funcionar (posteriormente veio a verificar-se que o motor deixou de trabalhar porque a válvula de respiro do depósito estava fechada)
Aprender mergulho
Cobrar entradas para os curiosos que estavam a ver o "show" desde terra
A terra ao longe é o melhor conselho... Dá tempo para tudo!
ResponderEliminarAdequar o pano às condições de mareação (reduzir)
Dificuldade de virar pela proa? (Pano a mais na proa?) Reduzir pano à frente, 1 rizo na grande, reduzir pano à frente, 2º rizo atrás até a embarcação estar equilibrada e a viragem de bordo ao clique de um dedo... Se não vira à primeira, algo vai mal... Bons ventos!